quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Biomas Sergipanos

Por: Iris Rianne
   Sabemos o quão grandioso é a biodiversidade brasileira, sendo seis os biomas: Caatinga, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.  Mas para compreender melhor o que é bioma, vamos utilizar a Mata Atlântica como exemplo, pois este é formado por variados tipos de fisionomias da vegetação como florestas ombrófilas densa, aberta e mista e florestas estacionais semideciduais e deciduais, ou seja, bioma corresponde a um conjunto de ecossistemas. Em nosso estado, encontramos a Caatinga, a Mata Atlântica e, para alguns autores, possuímos enclaves de Cerrado (figura 1). O que na verdade pode ser um local com característica única por se tratar de uma área de transição, também chamado ecótono, entre Mata Atlântica e Caatinga.
   Historicamente, a Mata Atlântica foi destruída pelos europeus por conta da colonização do país, seguida da especulação imobiliária, pois segundo dados do IBGE mais de 70% da população brasileira vive na faixa situada a até 200 km do litoral. O Bioma Caatinga desde período colonial também sofreu com o desmatamento, com o objetivo de destinar essas áreas para a criação de gado que abastecia naquele período regiões da Bahia e atualmente tem perdido mais vegetação para a fabricação de carvão vegetal. Porém, a partir da década de 70, iniciou-se um processo de conservação de áreas com potencial para resguardar a biodiversidade mundial. 

   No Brasil, não foi diferente e hoje em Sergipe temos algumas áreas destinadas à conservação de biomas aqui encontrados, entre os que se destinam à proteção da Mata Atlântica são: Parque Nacional Serra de Itabaiana (localizado entre Itabaiana e Areia Branca), Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (localizada em Capela), Reserva Biológica Santa Isabel (localizada em Pirambu), Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu (localizada na área urbana de Aracaju), Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul do Estado de Sergipe (estende-se entre os municípios de Itaporanga d’Ajuda, Estância, Santa Luzia do Itanhy e Indiaroba), Área de Proteção Ambiental Litoral Norte (situa-se nos municípios de Pirambu, Japoatã, Pacatuba, Ilha das Flores e Brejo Grande). 

    Já o Bioma Caatinga possui apenas uma Unidade de Conservação chamada Monumento Natural Grota do Angico (localizada em Poço Redondo), entretanto com riqueza histórica cultural espetacular, pois foi nessa área que Lampião, o rei do cangaço, foi morto juntamente cm o seu bando pelas volantes da república, além da rica diversidade biológica como: 63 espécies de plantas, 10 de abelhas, 14 anfíbios (sapos, rãs e pererecas), nove répteis (entre lagartos e serpentes), e 21 espécies de mamíferos, alguns vulneráveis a serem extintos. 

   Apesar do homem historicamente ter contribuído para a destruição da fauna, flora e perda de conhecimentos populares como a utilização de plantas para tratamentos de saúde, chegou a hora de nós contribuirmos de outra forma, denunciando através do telefone: 0800-61-8080 da Linha Verde/IBAMA ou pelo E-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br, ações como: 1- a retirada ou comercialização ilegal de madeira para a produção de carvão ou utilização de madeiras para fornos de cerâmicas e panificações; 2- A caça de animais silvestres como papagaio, arara, jabuti, etc.; 3- A pesca e venda ilegal de caranguejos ou peixes no período do defeso (período e que é proibido a pesca para possibilitar a reprodução deles), sendo que o defeso do caranguejo em nosso estado é de janeiro à março. Então vamos fazer nossa parte!    Denuncie ações ilegais para que a gente possa usufruir do que a natureza tem de melhor sem precisar destruí-la.

 Referências
http://www.semarh.se.gov.br/biodiversidade/modules/tinyd0/index.php?id=11 
http://www.ibge.gov.br/home/ 
http://www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm SANTOS, A.F.; ANDRADE, J.A. Nova geografia de Sergipe. Secretária do estado de educação. Universidade Federal de Sergipe, 1998. 148p.


Licença Creative Commons 

O trabalho Biomas Sergipanos de Iris Rianne foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário