segunda-feira, 11 de junho de 2012

Educação Ambiental e o consumo sustentável: Discutindo o uso de recursos naturais e a geração de resíduos sólidos


           “A nossa enorme economia produtiva exige que façamos do consumo nossa forma de vida, que tornemos a compra e uso de bens, rituais, que procuremos a nossa satisfação espiritual, a satisfação do nosso ego, no consumo. Precisamos que as coisas sejam consumidas, destruídas, substituídas e descartadas a um ritmo cada vez maior”. Victor Lebow, analista de varejo norte americano no período pós-Segunda Guerra Mundial.
O excerto acima define bem o padrão de consumo dos dias atuais. Consumir hoje, possui uma nova conotação, refere-se a um novo estilo de vida cujas sociedades pertencem a um ciclo vicioso, composto por três etapas: comprar, consumir e descartar.
Esse ciclo se processa com uma enorme velocidade, às vezes imperceptível aos nossos olhos. Você já parou para pensar que em anos atrás os produtos possuíam uma maior vida útil e nos dias de hoje são consumidos mais rapidamente?  Isto não é por acaso, acabamos sendo vítimas da obsolescência planejada e da obsolescência percebida. A obsolescência planejada ocorre quando os produtos são planejados para durar menos, isso ocorre comumente com aparelhos eletrônicos, como aparelhos celulares e computadores e também com produtos descartáveis. Já obsolescência percebida, ocorre quando produtos com designs mais modernos são lançados no mercado, isso nos leva perceber que nossos produtos comprados anteriormente estão obsoletos, este processo foi perceptível no lançamento dos monitores de LCD, quem possuía monitores de tubo acabava se sentindo fora do novo contexto social de cidadão consumista. Ambos os termos citados anteriormente são estratégias mercadológicas criadas para alavancar o consumo.
Mas de que forma somos influenciados a serem cidadãos consumistas? A publicidade e o marketing são instrumentos cruciais neste processo. Quando ligamos a TV ou acessamos a internet, ficamos expostos a uma quantidade imensa de propagandas, nos tornamos parte deste sistema, deste ciclo, nos tornamos seres alienados, marionetes do sistema capitalista.
            Agora é hora de prestarmos atenção em outro ponto importante desse sistema, de que materiais são constituídos os produtos que consumimos? Os recursos naturais são a matéria-prima que alimenta este sistema, a extração irresponsável e muitas vezes criminosa deste bem natural acaba por degradar o meio ambiente, contribuindo para escassez desses recursos que, por sua vez, possuem caráter finito.
Se descartarmos mais rapidamente o que consumimos, acabamos por gerar uma maior quantidade de lixo, que tende a se acumular. O tratamento de resíduos sólidos é uma grande problemática mundial, pois o lixo produzido, em grande parte, não pode ser reaproveitado. A reciclagem possui um importante papel na redução do acúmulo de lixo, pois torna o que antes era inútil em um novo bem de consumo, porém a reciclagem não é o suficiente para resolução do problema, a taxa de reciclagem é bastante desproporcional a quantidade de resíduos sólidos gerados a cada dia, tornando-se assim um mecanismo insuficiente, mas de grande importância. A redução do consumo desordenado, a utilização dos produtos que compramos até o fim da sua vida útil e a reciclagem são de suma importância para a diminuição das problemáticas ambientais, pois reduziriam a extração dos recursos naturais, diminuiriam a geração e acúmulo de lixo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de sociedades mais sustentáveis.

Iúri A.


Licença Creative Commons
O trabalho Educação Ambiental e o consumo sustentável: Discutindo o uso de recursos naturais e a geração de resíduos sólidos de Iúri Acksel Santos de Jesus foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário