sexta-feira, 30 de março de 2012

Dengue uma doença preocupante





Antes de começar a falar sobre a doença em si precisamos saber qual a sua origem. O mosquito causador da dengue é natural do continente africano, chegou aqui na América do Sul no período de colonização pelos navios negreiros, com isso começaram a se proliferar, principalmente nos países tropical e subtropical, onde possuem um clima favorável, e principalmente no verão, após a época chuvosa em que o acúmulo de água em garrafas, caixa d’agua e em outros recipientes é bastante comum. A dengue é transmitida pelo mosquito fêmea infectado, que ao picar o ser humano transmite a doença.

foto do site: www.dengue.org.br
Esta doença pode ser transmitida por dois mosquitos (Aedes aegypti e Aedes albopictus), ambos possuem o arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodes), causador da dengue e de outras doenças relacionadas aos artrópodes, no entanto, a dengue é uma doença infecciosa conhecida desde o final do século XVIII, mas só foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) neste século. Os tipos que foram notificados por alguns pesquisadores até hoje foram (DEN-1, DEN-2, DEN-3,DEN-4) sendo que, todos apresentam os mesmos sintomas, a única diferença é que você pegando dengue uma vez com um tipo não poderá ter novamente com o mesmo tipo, ou seja, você só poderá pegar dengue quatro vezes na sua vida inteira. Hoje é uma doença conhecida em quase todo o mundo, pois já houve casos em vários países e também está chegando a países da Europa, Ásia e América do norte, onde esse tipo de doença não se desenvolve normalmente devido ao clima desses países, que não é propício para o desenvolvimento do transmissor.

Hoje, a dengue é motivo para vários estudos. Algumas universidades do país estão pesquisando sobre o combate desta enfermidade, algumas dessas pesquisas já foram divulgadas como a da UFC (Universidade Federal do Ceara) do Departamento de Biologia, onde foram desenvolvidos estudos a partir de substratos de plantas para o combate das larvas do mosquito. Esse substrato é extraído das plantas nativas do Brasil chamadas popularmente de alecrim-pimenta (lippiasidoides) e moringa (Moringa oleífera), esse substrato pode ser diluído, mesmo em grandes porções, elimina completamente a larva do mosquito Aedes aegypti, mosquito este que é mais comum no Brasil.


Ciclo de vida:

foto do site: www.dengue.org.br


O ciclo de vida do mosquito possui as seguintes fases: ovo, larva, pupa, adulto. Eles se desenvolvem em água parada, limpa ou suja, e também os ovos são muito resistentes podendo passar meses sem estar próxima a água, mas a partir do contato com a água eles logo se desenvolvem em larva, passando aproximadamente de cinco a seis dias para se desenvolverem em pupa, em seguida tornam-se adultos e voam, mas para a ovulação é preciso que a fêmea tenha sangue para postulação dos ovos e também para a transmissão da doença.



Fagner Neris


Referências

Aja Brasil, Dengue, disponível em> www.dengue.org.br> acessado em: 16/03/2012


Boschilia, C. ,Biologia: Teoria e Prática, RIDEEL, 1ª Edição, São Paulo, 2001.


Grupo Virtuous, Dengue, disponível em> http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua11.php> acessado em: 16/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário